terça-feira, 10 de novembro de 2009

DESTRUIÇÃO DO MUNDO DE SOFIA

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia", já diria Shakespeare. Eu já digo que hoje há mais filosofia entre o céu e a terra do que supõem as nossas vãs coisas. O homem mune-se constantemente de aparelhos com tecnologia "hi-tech", "hi-definition", "hi-lander"; computadores, carros, "carros-computadores", "computadores-carros", e mesmo assim continua buscando um sentido lógico para o fim da vida e uma justificativa sensata para o início dela. Os filósofos, pensadores e cientistas até que tentaram, cada um à sua época, provar suas teorias sobre algo que está muito além do alcance da sabedoria humana, simplesmente. Definir-se como materialista ou imaterialista ainda é muito pouco defronte à imensidão de dúvidas e questionamentos da humanidade. O maquinário e o arsenal listados no nosso inventário só foram recursos para o nosso regresso - vide Hiroshima e Nagasaki. Descobertas científicas foram apenas comprovações da nossa ignorância quanto ao que há fora da nossa redoma de vidro, que, extraordinariamente, é feito de água, terra, fogo, ar e dióxido de carbono, muito dióxido de carbono. Estúpida ignorância!

Está formado assim o nosso ciclo vicioso. Somos ignorantes. Fato! Por isso buscamos o conhecimento. Por isso inventamos máquinas. Para isso acabamos com a água, a terra, o fogo, o ar e aumentamos, em proporções astronômicas, o tal dióxido de carbono. Por isso estamos fadados à morte. Devido a isso revela-se a nossa ignorância. Por isso buscamos o conhecimento...

Onde nós iremos parar? Pergunta clichê, não?! Porém, se é clichê é recorrente. Se é recorrente, ainda não tem resposta. O meu cilindro não é como o de Crisopo e a minha bola não é de cristal (nenhuma das duas). Uma coisa, porém, posso afirmar: enquanto nos preocuparmos em sermos fortes contruindo castelos em areia para, hipocritamente, sermos melhores do que os outros e tentarmos nos defender de nós mesmos atacando o mundo, a vida continuará sem sentido e sem entusiasmo de ser vivida. Enquanto nos importarmos apenas conosco e com as nossas "coisas", a afinidade ao conhecimento só nos encaminhará mais rápido à destruição.

2 comentários:

  1. Graça e paz!
    “Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
    Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. NÃO ENTENDIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIRONALDORONALDORONALDOIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIUIUIUIUIUIUIUIUIUIUIUIIUIUUIUIUIUIUIIUIUUIUIUIUIUIUIUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKIKIKIKIKIIIIIIIIIIIIIIILILILILIIIIIIIIIIIIIIAIAIAIAIAIAIAIAIAAIAIAIAIAIAAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAAIAIAIAIAIAJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJIJIJIJI

    ResponderExcluir