domingo, 8 de fevereiro de 2009

ABRAM-SE, OLHOS!


A foto mostrada acima é do castelo construído pelo novo corregedor-geral da câmara dos deputados Edmar Moreira. O assunto já é conhecido da maioria. O castelo tem 36 suítes, uma adega com capacidade para oito mil vinhos, os quais ele usa nas "festinhas" promovidas para deputados. Agora o mais impressionante: esse castelo está avaliado entre 20 e 25 milhões de reais.

Eu sei que o assunto sobre a corrupção na política é recorrente e corriqueiro, porém não podemos ver uma notícia como essa e ficarmos felizes como se fosse normal um deputado ter um castelo que custe mais do que a construção de uma escola por exemplo.

A disparidade econômica e social entre as classes da população brasileira é notável e é inaceitável o fato de um político que nunca fez nada pela população que mereça destaque, esteve e está envolvido em escândalos ter tanto enquanto grande parte da população não tem nem onde morar.

Edmar Moreira tem um patrimônio astronomicamente alto não declarado, suas empresas estão sendo investigadas por terem dívidas com o INSS, propôs que a justiça, e não a Câmara julgue os deputados, e, por último, votou pela absolvição de nove deputados, sendo 5 do PT, quando era integrante do Conselho de Ética à época do mensalão. Confiável, não!?

A desonestidade e falta de ética e de compromisso dos políticos com a nação brasileira estão estampados nas notícias e escândalos que lemos todos os dias. O homem é fruto do meio em que vive, já disse John Locke, e a desonestidade, a soberba e o egoísmo são características intrínsecas à personalidade humana. Essas características são mostradas quando o homem sente a necessidade de se sentir superior, e para isso faz o que for preciso para alcançar certo objetivo, mesmo que essas medidas prejudiquem outras pessoas, o que acontece a todo o momento não só na política mas em quase todos os âmbitos da nossa vida.

Por isso, não devemos analisar a corrupção na política como algo distante e irremediável, antes devemos nos remediar, afim de que possamos mudar o que está perto de nós para que toda essa disparidade seja enfim extinguida dessa nação e não vejamos mais nos noticiários notícias absurdas como a construção desse castelo com o dinheiro que nem sabemos ao certo de onde veio enquanto muitos passam por necessidades urgentes e risco de vida, mas para que vejamos enfim uma justiça atuante e que seja realmente justa, punindo a quem tiver de ser punido, seja um morador de uma comunidade, um grande empresário ou um político, como o senhor Edmar Moreira, entre tantos outros. A mudança e construção de uma nação justa e igualitária começam dentro de cada cidadão e são refletidas nas atitudes de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário